Um Brinquedo Por Um Sorriso

10 anos a distruibir sorrisos.


Descrição e principais objectivos da campanha

A campanha ‘Um brinquedo por um sorriso’ é uma iniciativa benemérita que tem como principal objectivo a oferta de brinquedos a cerca de 1000 crianças desfavorecidas.

Para que tal seja possível, conta-se com a generosidade de todos quanto estão ligados ao Ecossistema PRIMAVERA (colaboradores PRIMAVERA, Parceiros e Clientes Finais) e à comunidade no geral, pois serão convidados a participar na Campanha apadrinhando crianças previamente identificadas.


Alcance da Campanha

A Campanha tem um alcance nacional, operacionalizada por Parceiros Sociais com actividade nas distintas Capitais de Distrito.


Como nasceu a campanha “Um brinquedo por um sorriso”

A PRIMAVERA BSS ao longo dos últimos 19 anos entregou cerca de 6000 brinquedos a milhares de crianças desfavorecidas. Na origem desta iniciativa está o facto da PRIMAVERA BSS realizar um projecto equivalente, direccionado para cerca de 50 crianças do concelho de Braga, com o apoio da equipa sócio-caritativa da Basílica dos Congregados. O sucesso continuado desta iniciativa levou a PRIMAVERA a desafiar-se a si própria e aos seus clientes e parceiros, e também às Cáritas Diocesanas de todo o País, para um projecto à escala nacional.


Parceiros da Campanha

O sucesso desta Campanha passa pela:

  • Adesão de Parceiros Sociais em cada Distrito, (parceiros com forte conhecimento da estrutura social local);
  • Adesão de centenas de padrinhos (anónimos ou empresas) que assumem o compromisso de apadrinhar o presente sonhado de cada criança;
  • Organização nacional da mesma.

As Cáritas Diocesanas são o parceiro social escolhido para esta Campanha, pela sua proximidade aos grupos mais desfavorecidos e também pelo seu trabalho continuado em prol da melhoria das suas condições de vida.

A Cáritas dispõe, além disso, de estruturas de coordenação nacional e local muito fortes o que é de extrema importância para levar a Campanha a bom porto. Fruto da campanha de 2009, e das excelentes relações estabelecidas, a iniciativa de 2019 conta com o envolvimento das Cáritas Diocesanas de Aveiro, Açores (Ilha Terceira), Algarve, Braga, Coimbra, Viana Do Castelo, Viseu, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Lisboa. Para além destas entidades a ação assume também um compromisso com a IPSS Lar Berço das Necessidades (Viana do Castelo), Mini-lares da Fundação Bonfim (Braga), Cruz Vermelha de Braga e Associação RaRissimas – Norte (Maia).