Um Brinquedo Por Um Sorriso
10 anos a distribuir sorrisos.
Descrição e principais objetivos da campanha
A campanha ‘Um brinquedo por um sorriso’ é uma iniciativa benemérita que tem como principal objetivo a oferta de brinquedos a mais de 1000 crianças desfavorecidas.
Para que tal seja possível, conta-se com a generosidade de todos quanto estão ligados ao Ecossistema PRIMAVERA (colaboradores PRIMAVERA, Parceiros e Clientes Finais) e à comunidade no geral, pois serão convidados a participar na Campanha apadrinhando crianças previamente identificadas.
Alcance da Campanha
A Campanha tem um alcance nacional, operacionalizada por Parceiros Sociais com atividade nas distintas Capitais de Distrito.
Como nasceu a campanha “Um brinquedo por um sorriso”
A PRIMAVERA BSS ao longo dos últimos 10 anos entregou cerca de 6000 brinquedos a milhares de crianças desfavorecidas. Na origem desta iniciativa está o facto da PRIMAVERA BSS realizar um projeto equivalente, direcionado para cerca de 50 crianças do concelho de Braga, com o apoio da equipa sóciocaritativa da Basílica dos Congregados. O sucesso continuado desta iniciativa levou a PRIMAVERA a desafiar-se a si própria e aos seus clientes e parceiros, e também às Cáritas Diocesanas de todo o País, para um projeto à escala nacional.
Parceiros da Campanha
O sucesso desta Campanha passa pela:
- Adesão de Parceiros Sociais em cada Distrito, (parceiros com forte conhecimento da estrutura social local);
- Adesão de centenas de padrinhos (anónimos ou empresas) que assumem o compromisso de apadrinhar o presente sonhado de cada criança;
- Organização nacional da mesma.
As Cáritas Diocesanas são o parceiro social escolhido para esta Campanha, pela sua proximidade aos grupos mais desfavorecidos e também pelo seu trabalho continuado em prol da melhoria das suas condições de vida.
A Cáritas dispõe, além disso, de estruturas de coordenação nacional e local muito fortes o que é de extrema importância para levar a Campanha a bom porto. Fruto da campanha de 2009, e das excelentes relações estabelecidas, a iniciativa de 2019 conta com o envolvimento das Cáritas Diocesanas de Aveiro, Açores (Ilha Terceira), Algarve, Braga, Coimbra, Viana Do Castelo, Viseu, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Lisboa. Para além destas entidades a ação assume também um compromisso com a IPSS Lar Berço das Necessidades (Viana do Castelo), Minilares da Fundação Bonfim (Braga) e Associação RaRissimas – Norte (Maia).